AMO.........................

domingo, 19 de setembro de 2010

A ARTE POP EM MASSA NA ARTE POSTAL



Pesquisei antes para concluir como faria a minha arte postal, e com certeza cheguei na grande hipótese que seria a “Arte Pop”, onde surgiu nas cidades de Londres e Nova York como a expressão de um grupo de artistas que procuravam valorizar a cultura popular. Para isso, serviram-se tanto dos recursos da publicidade quanto dos demais meios de comunicação de massa, sendo elas: histórias em quadrinhos, cartazes publicitários, elementos de consumo diário e a nova iconografia, representada por astros do cinema, da televisão e do rock, passaram a integrar a temática central dessa nova corrente. O ano marcante foi 1955, em Nova York, com o surgimento de Robert Rauschenberg (1925) e de Jasper Johns (1930), considerados seus precursores. Desde o início os pintores pop manifestaram interesse em deixar de lado as abstrações e continuar no figurativismo popular de Hopper, para tornar mais palpável essa segunda realidade que os meios de comunicação tentavam transmitir e vender. Os quadros de personagens famosos de Warhol, deformados pelo acréscimo de suas próprias variações cromáticas, não são mais do que a reinterpretação da nova iconografia social representada por estrelas de cinema e astros de rock. A Arte Pop baseava-se na cultura de massa, “manifestando o desconforto do indivíduo na uniformidade da sociedade de consumo” (Argan, 1998:575) e por isto seu maior impacto e suas raízes mais profundas foram firmadas nos EUA. Neste sentido, o artista postal e o artista pop se encontram, pois a lógica de ambos é a busca de sentido em suas ações e o questionamento do mundo a sua volta, seu envolvimento artístico é seu modo de vida; porém, enquanto o artista pop utiliza-se dos meios de comunicação massivos para criar obras descartáveis “da massa para a massa”, o artista postal, na contramão, busca uma comunicação “de indivíduo para indivíduo”.
A Mail-Art ou, ou Arte Postal em português, é uma forma de arte que se iniciou em meados do século passado na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nos anos 70 e 80. Ela tem como veículo de transmissão os serviços postais e, por isso, cartas, postais, envelopes, selos, etc. são alguns dos suportes em que é possível a expressão desta arte. Os artistas de Arte Postal utilizam principalmente técnicas como colagens, pintura, fotos e escrita sobre estes suportes. A única limitação real à utilização de diferentes técnicas e suportes é a possibilidade de envio dos trabalhos pelos serviços postais de cada região.
Nessa produção, utilizei os suportes:
- “PAINT”, para colar e recortar as imagens;
- “GIMP”, para adquirir as bordas e redimensionar as imagens.

Pois, estarei enviando o meu trabalho de Arte Postal para a Turma ArV8 UAB-UnB por email, para todos que fazem parte do meu blog: http://artesvisuaisembarretos.blogspot.com, e também para os meus contados do meu Hotmail e Msn: helen_silver@hotmail.com.br, e não esquecendo, obviamente, pelos correios, pois, estarei imprimindo a imagem da minha Arte Postal e enviando para os meus amigos e familiares, nos devidos endereços destinatários, sendo que, sinceramente é muito prazeroso e agradável receber uma correspondência artística pelos Correios.


Fontes:
http://www.arteeeducacao.net/historia/Pop_art/texto.htm
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=&q=imagens+da+arte+pop&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=V5WWTMitOsP38Ab_7syaDA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CC8QsAQwAA&biw=771&bih=404
http://www.bandeira1.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=2028&Y=7677858078602&Amp=True&IDProduto=470635&q=Estados+Unidos
http://uab.unb.br/moodle/file.php/857/site/textos/Arte_Postal.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário